A partir de 2017, a Libertadores deixará de ocupar apenas seis meses e passa a ser disputada durante praticamente o ano inteiro, de fevereiro a novembro. A mudança foi inspirada na Champions League, competição da Europa que ocupa o calendário anual dos clubes.
Porém, com o aumento de datas os times mexicanos, viram a participação no torneio como incompatível, já que atrapalharia sua liga local. Segundo o Mediotiempo, a decisão foi tomada depois de semanas de negociações e será anunciada no decorrer da semana pelo presidente da Liga MX, Enrique Bonilla.
Os mexicanos começaram a disputar a Copa Libertadores da América a partir de 1998, mas nunca foram campeões, o máximo que atingiram foram duas finais. Vale ainda lembrar que caso fossem campeões ainda não poderiam disputar o Mundial de clubes da FIFA, já que a vaga do México é definida pela Liga dos Campeões da CONCACAF.
Em 2017, a Libertadores terá 44 equipes, seis a mais do que esse ano, o que fez o Brasil ganhar mais dois representantes. As vagas estão divididas entre Brasil (sete), Argentina (seis), Colômbia (cinco), Chile (quatro) Equador (três), Paraguai (três), Bolívia (três), Peru (três), Uruguai (três) e Venezuela (três). O México também teria três times, resta agora saber como a Conmebol dividirá essas novas vagas.
http://torcedores.com/noticias/2016/11/times-mexicanos-estao-fora-da-libertadores-2017-diz-site
Postar um comentário
Deixe seu comentário