O Palmeiras está a apenas 1 ponto de confirmar o seu nono título brasileiro, neste domingo (27), diante de sua torcida no Allianz Parque, em São Paulo, contra o time da Chapecoense (SC).
A última vez que a equipe alviverde alcançou a taça do Campeonato Brasileiro faz tempo: foi em 1994, há 22 anos. A televisão naquela época era bem diferente. O tubo era tecnologia de ponta, a TV de 29 polegadas era desejo de consumo do brasileiro e a internet sequer existia para o povo.
Pensando nisso, o NaTelinha relembra como estava e o que fazia sucesso naquele ano na televisão. Confira:
No México, estreava o sucesso "Marimar" pela Televisa, a segunda novela da trilogia das Marias, de Thalía (a primeira, "Maria Mercedes, de 1992 e a terceira "Maria do Bairro", de 1996), todas exibidas e reprisadas à exaustão no mundo todo, inclusive pelo SBT no Brasil.
Os guerreiros místicos
Um dos animes de maior sucesso da história da televisão brasileira desembarcava em terras tupiniquins: "Os Cavaleiros do Zodíaco".
Ainda na extinta TV Manchete, o anime era exibido à tarde e à noite com grandes índices de audiência, pegando o horário com 2 pontos e elevando para quase 10.
A animação, embora inicialmente considerada infantil por muitos, era sanguinolenta e mostrava batalhas épicas, tendo revolucionado o mercado infantojuvenil do país. Foram mais de 800 mil bonecos e 500 mil CDs vendidos.
O Homem do Baú
Quem aí se lembra do "Hot Hot Hot", apresentado por Silvio Santos nas tardes de domingo? O animador alardeou o programa por quase dois anos dentro do "Topa Tudo por Dinheiro".
A atração estreou em 1994 e tinha quadros que o atual dominical de Silvio aproveita até hoje, como as gincanas no parque aquático da emissora e o "Jogo dos Pontinhos", um dos pontos altos.
Segundo Silvio, o "Hot Hot Hot" era o programa mais animado e movimentado do domingo.
Sucesso das 19 horas
A novela "A Viagem" fazia um baita sucesso no horário das 19h, na Globo, com 52 pontos de média geral. Outra novela marcante da emissora naquele ano foi a praiana "Tropicaliente", de Walther Negrão, que atualmente trabalha em "Sol Nascente".
Outro sucesso dramatúrgico, mas este do SBT, foi "Éramos Seis", considerado por muitos como a melhor obra da emissora da história. No elenco nomes como Irene Ravache, Othon Bastos, Tarcísio Filho, Marcos Caruso, Nathalia Timberg, Osmar Prado, dentre outros.
Sua sucessora foi "As Pupilas do Senhor Reitor", ainda em 1994 (dezembro), justamente quando o Verdão ergueu taça contra o Corinthians.
Criança tinha espaço na TV
Num tempo em que a TV por assinatura era caríssima e pouco acessível, a criançada ainda dominava na programação matutina e até vespertina.
Xuxa estreava o seu "Xuxa Park" nas manhãs de sábado, e a TV Cultura dava início a um de seus maiores sucessos, o "Castelo Rá-Tim-Bum", criação de Flávio de Souza e Cao Hamburguer.
Uma das séries mais exitosas de comédia dava a cara nos Estados Unidos: "Friends". Série esta que só foi aparecer no Brasil 10 anos depois, perto do seu final, em 2004. Silvio Santos comprou "Friends" e a trouxe, mas não repetiu o sucesso que obteve na Terra do Tio Sam.
Em maio de 1994, o mundo parava pra ver a morte de Ayrton Senna, um dos maiores ídolos que o Brasil já teve. As televisões fizeram uma ampla cobertura do fato. Ainda no que se refere ao campo esportivo, a seleção brasileira se sagrava tetra campeã mundial contra a Itália, nos pênaltis.
Nascimentos
Em 1994, algumas estrelas da TV sequer haviam nascido, como Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa.
Outras, nasceram justamente naquele ano como Carolina Oliveira, Olívia Torres e Isabelle Drummond.
A partida entre Palmeiras e Chapecoense, que pode vir a confirmar mais um título Brasileiro da equipe de Palestra Itália, será transmitida para todo o Brasil neste domingo, na Globo, a partir das 17h.
Fonte:Na Telinha por Thiago Forato
Postar um comentário
Deixe seu comentário