Detentora dos direitos da UEFA Champions League na TV aberta brasileira, a Globo cedeu a temporada 2016/2017 para a Band gratuitamente.
Informações obtidas pelo NaTelinha apontam que a rede carioca sublicenciou a Champions sem cobrar nada da parceira, para poder cumprir o contrato acertado com a TEAM, órgão que negocia os direitos da UEFA para todo o mundo.
Isso porque o acordo obriga a Globo a exibir pelo menos um jogo por rodada. Esse "um jogo por rodada" inclui a Pré-Champions - onde times menores tentam uma vaga na competição - e a fase de grupos, que normalmente a emissora não exibe por motivos estratégicos, entrando apenas nas partidas eliminatórias.
O problema começou quando, nas negociações de renovação do contrato de sublicenciamento, feita anualmente, a Band argumentou não ter dinheiro para pagar o que ela pedia.
Então, para não ter problemas com a TEAM, e dificultar o próximo acerto, que deve ter sua rodada de negociações no próximo ano para o triênio a partir de 2018/2019, a Globo resolveu ceder os direitos de mão beijada para a Band, e assim conseguir cumprir o que é pedido em contrato.
Mesmo sendo uma medida extremamente polêmica, ela não deixa de fazer sentido, já que a Globo teria dificuldades para arrumar um novo parceiro.
É só ver que o Campeonato Brasileiro é exibido apenas pela emissora da família Marinho, já que a mesma Band abriu mão dos direitos, bem como a Copa do Brasil, prejudicando sua audiência, mas diminuindo suas contas.
Procurada pelo NaTelinha, a Globo disse não comentar valores envolvidos: "Assim como em edições anteriores, a Globo sublicenciou os direitos da temporada 2016/2017 da Champions League para a Band. Os valores envolvidos no acordo não são divulgáveis".
A fase de grupos da Champions League começa no dia 13 de setembro.
Fonte: Na Telinha por Gabriel Vaquer e Fabricio Falcheti
Postar um comentário
Deixe seu comentário