Animal Planet estreia documentário sobre cães vira-latas.


Existem cerca de 20 milhões de cães abandonados no Brasil. Muitos são de raças que saíram de moda e foram descartados pelo donos, outros são os “sem raça definida” nascidos no abandono e no descaso, criados recolhendo migalhas na paisagem urbana. 

Na quinta-feira, 4 de agosto, às 22h20, o Animal Planet exibe Vira-Latas: Os Verdadeiros Cães de Raça, longa-metragem que faz retrato sobre a realidade dos animais abandonados, lançando uma discussão abrangente na voz de fontes que fazem apontamentos de ordem política, ética e moral. 

Vivemos em tempos de extremos. Embora o incentivo à adoção tenha diminuído o estigma e integrado muitos vira-latas ao convívio com famílias, as estatísticas ainda demonstram crescimento do abandono. O surgimento de uma indústria milionária direcionada aos pets – rações especiais, itens de higiene, brinquedos, roupas vacinas e cuidados médicos – não garantiu avanços na maneira como a maioria das pessoas enxerga esses animais. 

documentário se concentra na mudança de paradigma nas relações entre humanos e animais – da velha política das carrocinhas e de sacrifício dos cães abandonados, ao modelo atual da castração e posse responsável – e na necessidade de uma evolução comportamental, que seria a maneira de resolver o problema do abandono e as questões de saúde pública que dele derivam. 

Entre os depoimentos reunidos pela produção estão os dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Janine Borba, e do apresentador Ronnie Von, além de diretores de organizações que trabalham no resgate, amparo e encaminhamento de animais para adoção. Médicos, veterinários e representantes das iniciativas governamentais também falam às câmeras, configurando uma análise ampla sobre o abandono de animais como prática que tem origem na visão distorcida do homem sobre a sua relação com as outras espécies. 


Leia mais: http://vcfaz.tv/artigo.php?t=235876#ixzz4G6xXr5vA 


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem