Você lembra do canal Fox Kids?

Como não ouvir o nome do canal e não sentir aquela sensação ótima que é a nostalgia? Pois é. O Fox Kids marcou a juventude de muitos brasileiros, e sempre ficará em nossas memórias, tanto para a alegria quanto para a frustração.
A Fox Kids foi primeiramente um bloco chamado Disney Afternoon, dentro do canal Fox Television, no início da década de noventa. Posteriormente tornou-se um canal independente de enorme sucesso. No Brasil manteve-se na década de noventa entre os canais mais assistidos da TV por assinatura.

A origem

O canal de desenhos da Fox teve origem quando a empresa resolveu se aproximar da Disney, obtendo os direitos e exclusividade para transmitir diversos desenhos. O primeiro desses desenhos foi Duck Tales,  os caçadores de aventuras, que fez muito sucesso por aqui.
E foi graças a esse desenho que a Fox acabou resolvendo criar um canal próprio, tudo porque a Disney fez o mesmo e quebrou o contrato, tirando os direitos da Fox em exibi-lo.

Aos poucos o canal foi ganhando público e mercado, estabelecendo-se nos Estados Unidos em 1990.

O canal no Brasil

A Fox Kids destacou-se aqui por investir em desenhos de qualidade (tanto americanos quanto japoneses) e também em publicidade, estando presente em quase todas as revistas infantis na época. Desenhos como Medabots, Monster Rancher, Digimon, Power Rangers, Beyblade e várias versões do Homem Aranha fizeram enorme sucesso por aqui.

Por que a Fox Kids acabou?

Com a queda de audiência de todos os canais secundários da Fox no início da década de 2000, surgiu o interesse em vender a maioria. De forma muito parecida com o que aconteceu com o Locomotion, a Fox Kids desandou quando as filiais da Fox foram vendidas para a Disney.
A mesma empresa que iniciou o Fox Kids resolveu acabar com ele em 2002 nos EUA e em 2004 no Brasil, quando primeiramente o nome foi trocado para Jetix.

Após a Disney assumir o controle total sobre o canal e o conteúdo que a Fox tinha direito, tornou-se dona de quase todas as franquias e séries americanas, incluindo as produzidas pela Marvel.
O Jetix conseguiu manter a qualidade da Fox Kids por algum tempo, com uma boa programação, mas posteriormente veio a mudar novamente, tornando-se o Disney XD que temos até hoje.


Fonte: Exorbeo

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem