O inverno está chegando, diz o mote da série "Game of Thrones". Mas para a HBO não há época mais quente do que esta, quando estreiam as temporadas da maior de suas produções. A disputa pelo Trono de Ferro recomeça neste domingo (24).
O canal americano vê sua base de assinantes –em torno de 130 milhões em todo o mundo– aumentar nas semanas em que exibe o seriado, embora não revele quanto.
Maior ainda é o número de espectadores que baixa na internet os episódios da saga, inspirada nos livros de George R.R. Martin: foram 14,4 milhões de downloads em 2015, segundo o "Torrent Freak". O dobro da igualmente popular "The Walking Dead" (Fox). "Game of Thrones" foi a série mais pirateada no mundo pelo segundo ano consecutivo.
Um público em potencial que a HBO deseja manter em seu domínio. Para a estreia da saga fantástica, a emissora descongelou suas restrições e abriu, desde sexta (22), seu sinal para todos os assinantes de TV paga, mesmo aqueles com o pacote mais básico.
Mas não só de clamor popular vive "Game of Thrones". O seriado volta agora como o maior vencedor da última edição do Emmy, principal premiação da TV, com 24 indicações e 12 prêmios em 2015.
Retorna, também, envolto em um mistério tão discutido pelos acólitos de Martin quanto um "quem matou Odete Roitman?" em escala planetária. O último episódio exibiu a suposta morte do mocinho Jon Snow (Kit Harington) e, desde então, não faltam conjecturas sobre sua provável ressurreição (leia abaixo).
A ansiedade é tamanha que, no último ano, fãs chegaram a perseguir Harington em aeroportos. A HBO, que costumava exibir o primeiro episódio de uma nova temporada para a imprensa antes da estreia, quis engrossar as expectativas e desta vez, não o mostrou nem para Martin.
Nikolaj Coster-Waldau na pré-estreia da sexta temporada de "Game of Thrones" |
Há duas hipóteses para tanto segredo. A mais provável é evitar que os episódios caiam na internet antes da hora da estreia, como em 2015. A segunda é prolongar ao máximo o mistério de Jon Snow, que pode reviver logo no começo da sexta temporada, segundo a teoria mais popular entre fãs.
A TV, agora, vai ultrapassar os livros. Martin ainda não entregou o sexto volume, mas já antecipou à HBO como imagina o final de sua saga, caso morra antes de conclui-la.
"Jon Snow está morto. Mas temos certeza de que ele irá ficar melhor", teoriza Elio García, autor do site westeros.org e considerado o fã número 1 da saga –tanto que ficou amigo de Martin.
Os episódios da quinta temporada foram vistos, em média, por 20 milhões de espectadores nos EUA, segundo a Nielsen, empresa que mede a audiência. O fenômeno sintetiza o crescente prestígio da TV americana desde "Os Sopranos" (1999), também da HBO. "'Game of Thrones' apenas continua as narrativas bem escritas e altamente produzidas para a TV. Confirma a força do gênero, mais do que provocar uma ruptura", escreve à Folha o crítico de TV americano Michael Wolff.
''GAME OF THRONES' PARA INICIANTES - Os seis pontos principais da série
1. O rei Robert morre sem deixar herdeiros legítimos para o reino de Westeros. Seus filhos são desmascarados pelo clã Stark como bastardos da rainha Cersei Lannister com o próprio irmão, levando a uma disputa sangrenta entre as famílias
2. Ricos e inescrupulosos, os Lannister levam a melhor e coroam os filhos ilegítimos de Cersei. Os métodos escusos da família alienam o irmão da rainha, Tyrion, que trai os parentes e debanda o reino para servir outra aspirante ao trono
3. Os mocinhos do clã Stark vêem a morte do patriarca Ned, da matriarca Catelyn e do herdeiro, Robb. Os remanescentes se separam e enfrentam provações
4. Exilada em outro continente, a única herdeira da casa real Targaryen, deposta pelo antigo rei Robert, faz jus à família e vê nascer três dragões. Jura retomar o trono
5. De volta a Westeros, mortos-vivos ressurgem e não ligam para a disputa dinástica -querem matar a todos igualmente. O bastardo dos Stark, Jon Snow, se ocupa em tentar detê-los até ser apunhalado pelos próprios homens e deixado à beira da morte, com destino incerto
NA TV
Game of Thrones
QUANDO dom., às 22h, na HBO
Game of Thrones
QUANDO dom., às 22h, na HBO
Postar um comentário
Deixe seu comentário