As federações de Ceará, Bahia e Pernambuco trabalham, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aos canais Esporte Interativo, por mudanças na disputa da Copa do Nordeste. Segundo o jornal O Povo, por André Victor Rodrigues, os cartolas dos estados mais influentes do futebol regional — somando junto sete clubes tradicionais — pedem que a competição tenha critério de participação baseado no ranking geral do País e redução em número de equipes e datas.
A reivindicação conjunta é de diminuição do atual número de 20 participantes para 16, o que viria acompanhado de redução no número de jogos — de 12 datas para nove. O argumento é que isso garantiria cotas de participação mais altas aos times (e valores diferenciados para os sete em questão), além de desgaste menor das equipes.
No lugar do atual critério técnico — campeões e vices estaduais e também terceiros colocados de Bahia e Pernambuco —, passariam a ter vaga na Copa do Nordeste os nove campeões estaduais e mais sete clubes classificados pelo ranking nacional. A intenção é evitar que agremiações de menor expressão entrem na competição, a não ser que consigam títulos em seus estados.
Atualmente, os sete melhores nordestinos no ranking da CBF são, em ordem: Bahia, Sport, Vitória, Ceará, Náutico, ABC e América/RN.
O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, confirmou que o assunto vem sendo debatido desde o início da semana com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela. Na próxima semana, os dirigentes das entidades se reunirão com o diretor comercial dos canais Esporte Interativo, Bernardo Ramalho, para fortalecer as chances de alterações no certame. De lá, partirá relatório para o Departamento de Competições da CBF.
A fonte apurou que o Ceará deseja que a mudança de critérios passe a valer já a partir de 2017. Por estar fora da briga pelo título do Cearense, o Vovô não garantiu vaga no Regional.
Porém, a mudança dificilmente atenderá aos anseios alvinegros. "Entendo que para 2017 fica difícil a mudança, pois já foram postas as cartas na mesa, o regulamento da federações e CBF. Temos os critérios já definidos. Mas para 2018, sem nenhum problema", disse Carmélio.
Em evento do Esporte Interativo em São Paulo, na última terça-feira, o vice-presidente do clube, Raimundo Pinheiro, desconversou sobre o assunto, mas admitiu interesse da diretoria alvinegra pela alteração. E usou a audiência como principal argumento.
Se eles (Esporte Interativo e CBF) quiserem a Copa do Nordeste com público, eles têm de repensar os critérios”, afirmou. O dirigente avalia que, com a ausência de mais equipes tradicionais, a competição perde valor na temporada.
Fonte:http://www.esporteemidia.com/2016/04/federacoes-vao-conversar-com-o-esporte.html
Aceita não. Já querem estragar a copa do nordeste. Tem critério mais tecnico do que se classificar na bola.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó choro dos kanalenses ...rarararsrs
ResponderExcluirPostar um comentário
Deixe seu comentário