“Netflix brasileiro” custará cerca de R$ 10 milhões ao governo federal.


O governo federal pretende lançar em breve um serviço de vídeo on demand, ainda sem nome definitivo, mas já apelidado de “Netflix brasileiro”. O projeto, batizado de VOD Brasil, está sob os cuidados da Secretaria do Audiovisual (SAV), órgão ligado ao Ministério da Cultura.
Segundo Fernando Rodrigues, do portal “UOL”, o serviço estatal custará cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos apenas para a sua implantação. Custos com manutenção e ampliação da plataforma não estão incluídos nesse montante.
O catálogo contará com 30 mil produções do cinema nacional, disponíveis na Cinemateca Brasileira, conteúdos da rede pública de televisão e filmes de baixo orçamento. O projeto também promoverá um intercâmbio de conteúdos entre as nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Além da internet, o “Netflix brasileiro” poderá ser consumido através de sinais UHF, redes P2P e CDN. “A ideia é criar uma plataforma pública de vídeo por demanda para devolver esse acervo da memória brasileira para o cidadão, para as escolas e para a rede pública de televisão”, afirmou Paulo Roberto Ribeiro, secretário do Audiovisual ao “UOL”.
Os assinantes do serviço terão acesso aos títulos por meio de um cadastro e login. Inicialmente, o ingresso será oferecido de forma gratuita, mas a SAV não descarta a possibilidade de cobrar por determinados tipos de conteúdo.
As famílias inscritas em programas como o Bolsa Família e o Cadastro Único Para Programas Sociais receberão receptores, que captarão o “Netflix brasileiro”. A ideia é garantir que comunidades de baixa renda continuem acompanhando a programação televisiva, mesmo com o desligamento do sinal analógico.

Fonte:RD1

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem