Esporte Interativo cria 'Top 35' para entrar na disputa do Campeonato Brasileiro.


Globo e Esporte Interativo travam disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2019 na TV fechada. Ambas as emissoras negociam diretamente com os clubes e até agora, 22 agremiações decidiram seus destinos, pelo menos oficialmente. Com a Globo, acertaram Vasco, Botafogo, Vitória, Sport e Fluminense de 2019 a 2020. Já entre 2019 e 2024, estão certos Corinthians, São Paulo, Grêmio, Náutico, Cruzeiro, Atlético/MG, Avaí e Chapecoense. Com o Esporte Interativo, estão oito times oficialmente: Joinville, Ceará, Bahia, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santos, Atlético/PR e Coritiba. Mas outros devem anunciar acordos em breve.

De acordo com o NaTelinha, por Gabriel Vaquer, nas últimas semanas o Esporte Interativo fez um trabalho de planejamento e mapeamento. A emissora esportiva da Turner criou uma espécie de "Top 35 do futebol nacional", com os 35 principais clubes do Brasil estando nela, incluindo todos as equipes atualmente na Série A do Campeonato Brasileiro e alguns das Séries B e C da competição nacional.

Para entrarem nesta seleta lista, três itens foram considerados primordiais:

Audiência

Todos os clubes que o Esporte Interativo colocou neste planejamento são notórios agregadores no Ibope. Muitos deles já estão com experiências de audiência positivas com o canal na Copa do Nordeste e na Série C, por exemplo - é o caso de Bahia, Paysandu e Ceará. O Fortaleza, que também está prestes a fechar com o canal, é outro.

A intenção é potencializar ainda mais o alcance de pessoas que estes times campeões tem, com cobertura diária, pré e pós-jogos analisadores e longos para o seu torcedor. O exemplo dado pelo EI é a cobertura elogiada da Liga dos Campeões da UEFA, com cobertura indo das 10h00 até 22h00 praticamente, sem interrupção.

Número de torcedores
A consequência da audiência é o número de torcedores que uma agremiação tem. Um bom time em campo não é nada sem uma grande torcida, e todos os clubes que o Esporte Interativo planejou negociar se posicionaram de forma destacante nos mais recentes índices de pesquisa de números de torcedores, geralmente feito por institutos como o DataFolha.

O canal também planeja estimular os times para que levem cada vez mais seus amantes aos estádios, contribuindo para que o espetáculo fique bonito visualmente a quem assiste na TV. Seria no caso uma espécie de Campeonato Inglês - que também baseia a divisão das cotas de TV -, mas com clima totalmente sul-americano. Algo realmente novo e diferente. "Uma revolução", como a própria emissora tem dito.

Potencial técnico de estar na Série A

Ter audiência e torcida é importantíssimo, mas para que o contrato milionário do Esporte Interativo faça valer para o clube de forma mais abrangente, estar na Série A é um passo importante. Todas as equipes que o EI negociou têm extremo potencial técnico justamente por serem campeões de Ibope e terem uma grande torcida ao lado, mesmo atualmente estando em divisões inferiores do futebol nacional.

É o caso do Fortaleza, por exemplo. Atualmente na terceira divisão, o Leão cearense já bateu na trave quatro vezes para subir para a segunda divisão. Tem tudo a seu favor, e deve ter uma nova grande força com o anúncio com o Esporte Interativo, que deve ocorrer muito em breve. A perspectiva é que, em 2019, o Fortaleza aproveite o seu potencial e esteja bem nas divisões superiores do futebol nacional.

Os próximos passos

Oficialmente, o Esporte Interativo não comenta as negociações que faz com os clubes, confirmando apenas o negócio quando a própria agremiação faz o anúncio. O mais próximo de anunciar contrato oficialmente é o Internacional de Porto Alegre. O anúncio já foi feito internamente, para o Conselho Deliberativo, mas falta alguns detalhes técnicos. O Colorado deve receber, a titulo de comparação, cinco vezes mais que seu rival Grêmio pelos direitos de TV fechada - o tricolor gaúcho optou por renovar com a Globo recentemente.

A intenção do Esporte Interatvo é contar com pelo menos 15 clubes, para em 2019 ter uma média de 76 jogos por temporada, algo considerado o ideal para estre primeiro momento. Mas se tudo vai dar certo, ou se realmente haverá uma revolução, só o destino dirá. Mas o fato é que, mesmo antes de começar, o Brasileirão de 2019 já é histórico.

Fonte:http://www.esporteemidia.com/2016/03/esporte-interativo-cria-top-35-para.html

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem