Leonardo DiCaprio em O Regresso, indicado a 12 estatuetas na premiação deste ano |
Grandes premiações de música, cinema e TV costumam prender telespectadores em suas transmissões desde o tapete vermelho até os discursos dos vencedores. Mas não é nenhum exagero dizer que hoje esses eventos repercutem muito mais _em tempo real e até dias depois_ na web. Para tentar abocanhar essa fatia do público, os dois canais que transmitirão o Oscar 2016 no Brasil, Globo e TNT, apostarão em suas plataformas digitais.
A emissora aberta optará pelo básico e lançará uma hashtag oficial para os comentaristas das redes sociais marcarem seus posts. Também mobilizará os "talentos da casa" _como a emissora chama os atores_ em comentários e apostas nas redes sociais. Os perfis oficiais também estarão voltados para a transmissão e prometem posts temáticos na noite deste domingo (28).
A TNT, por sua vez, apresentará uma estratégia bem mais agressiva para cativar o público digital. Será o terceiro ano consecutivo em que o canal pago fará duas transmissões simultâneas pelo YouTube, paralelamente à "oficial", na TV por assinatura e na TV everywhere (a plataforma de streaming TNT Go). Em um sinal na rede social de vídeos, a TNT terá comentários de moda e no outro, de humor. A ideia é oferecer ao telespectador uma segunda tela com comentários sobre moda, com a jornalista Erika Palomino e o estilista Dudu Bertholini, ou bem-humorados, com Evandro Santo e Rodrigo Fernandes, criador do blog Jacaré Banguela.
Cerca de 30 profissionais estarão envolvidos nas transmissões. "É uma operação muito complexa, difícil de coordenar. É como se a gente tivesse três programas no ar. O oficial, o CineFashion e o CineFun. Então, cada um tem uma equipe própria, um roteiro próprio, quadros, sonoplastia, cenário, elenco. São três estruturas completas", explica Rogério Gallo, vice-presidente de conteúdo dos canais da Turner no Brasil.
O maior desafio, segundo Gallo, é roteirizar as transmissões paralelas para atrair o público digital para a cobertura oficial, sem que uma se sobressaia à outra. "Elas [transmissões pela web] têm que conversar, mas ao mesmo tempo alavancar o que está acontecendo no canal com a transmissão ao vivo. Não pode ser tão descolado que, eventualmente, o público queira ver só aquilo. O que queremos é essa experiência simultânea", completa.
A cobertura oficial da TNT começa às 20h30, com o tapete vermelho mostrado pela modelo e apresentadora Carol Ribeiro, e segue sob o comando de Domingas Person e comentários de Rubens Ewald Filho.
Postar um comentário
Deixe seu comentário