Marcada inicialmente para ser finalizada em 2018, a transição do sinal analógico para o digital no Brasil, chamada popularmente de apagão analógico, foi adiada mais uma vez e ganhou um novo prazo: 2023.
O motivo para a mudança se deve por questões de logística, pois o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acreditam que muitas regiões do país, sobretudo as de menor renda, não conseguiriam fazer a mudança a tempo e parte da população ficaria sem poder assistir televisão.
Por causa disso, o governo pretende acelerar os planos de entrega dos conversores digitais para as pessoas de áreas mais carentes, concentrando a distribuição em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba e, logo em seguida, nos municípios de médio e pequeno portes.
O Ministério das Comunicações estima que em 2018 cerca de 1000 cidades estarão aptas para receber o desligamento. Por enquanto, Brasília é a única capital que contará com o sinal digital ainda este ano.
Fonte:RD1
Postar um comentário
Deixe seu comentário