Em 2011, uma lei federal (11.485) instituiu cotas de conteúdo nacional nos canais pagos estrangeiros que atuam no Brasil. Três anos depois, o resultado foi um crescimento de 159% na quantidade de séries, filmes e programas brasileiros. Mas, apesar da obrigatoriedade, a presença nacional em grifes como Telecine, HBO, Warner e Sony ainda é irrisória: menos de 5% da programação. E, para cumprir as cotas, os canais estão apelando para as reprises que tanto irritam os telespectadores.
Levantamento inédito da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, mostra que no ano passado um único filme brasileiro, Minha Mãe É uma Peça, foi reprisado 61 vezes, o que dá uma média de mais de uma exibição por semana. O longa estrelado por Paulo Gustavo esteve em cartaz em quatro canais diferentes (Megapix e três Telecines). De Pernas para o Ar 2, com Ingrid Guimarães, foi o segundo longa nacional mais repetido na TV paga. Teve 53 apresentações no Megapix e nos Telecines Premium, Fun e Pipoca.
Os canais Telecine e Megapix, que também investem na produção de filmes brasileiros (principalmente os com potencial de bilheteria, como as comédias com atores globais), lideram o ranking de reprises. Além das duas primeiras posições, aparecem nas 12 seguintes. Dividem a 11ª colocação (O Casamento de Romeu e Julieta) com o Canal Brasil e o Canal Sony. Só não aparecem na 14ª posição, a primeira ocupada pelos canais HBO e Cinemax, com as 39 reprises de O Som ao Redor.
Confira os filmes brasileiros mais reprisados em 2014:
Mas três canais desequilibram a conta: Canal Brasil e GNT e Multishow, da Globosat. Juntos, eles têm 80% da programação brasileira dos 20 canais estudados _ou 374 horas semanais. Sem os três canais, o percentual de conteúdo brasileiro na TV por assinatura cai para 4,6% na média do dia e 12,1% no horário nobre.
Enfim, o levantamento da Ancine comprova que canais criados para exibirem séries e filmes americanos (e apreciados por isso) estão cumprindo as cotas com filmes _reprisados.
Fonte:Noticias Da Tv
Postar um comentário
Deixe seu comentário