Olhando chegada da concorrência, Ibope muda sua postura e passa a divulgar os dados de audiências das emissoras.


Pouca gente sabe, mas o Ibope mantém os dados de audiência das emissoras abertas em sigilo. Sim, o instituto sempre procurou enfatizar que esse serviço dos dados é uma contratação feita pelas emissoras. No entanto, os próprios canais fazem questão de divulgar os dados por meio de suas assessorias. Com a chegada de um novo instituto para medir a audiência das TVs no Brasil, a GFK, o Ibope acaba de tomar uma atitude inédita.

Segundo informa a jornalista Keila Jimenez, em decisâo inédita, o Ibope passa a divulgar a audiência da TV aberta e TV paga, semanalmente, em seu site. As primeiras pesquisas compreendem o período de 14 a 20 de setembro e já podem ser conferidas no site do instituto. É a primeira vez em mais de 70 anos que o Ibope abre esses dados.

Os primeiros dados já disponibilizados trazem os índices das cinco principais emissoras de TV abertas e também dos canais pagos. Para quem não sabe, entre os dez programas mais vistos na TV fechada, 10 são desenhos. Isso apenas confirma, que o público infantil realmente migrou para a TV Fechada.


Vale dizer, que nos Estados Unidos, a Nielsen, Instituto responsável por medir a audiência da TV americana, sempre divulgou os dados dos canais de forma bastante detalhada. Pressionado, com a chegada da GFK no Brasil, que pretende divulgar seus dados para todo mundo no próximo mês, o Ibope parece ter decidido mudar sua postura.

Em tempo:

Tais pesquisas reportam a média de audiência semanal das cinco emissora de TV aberta presentes no Painel Nacional de Televisão (que reúne 15 mercado no país). Trazem também a audiência por dia da semana de todos os programas do horário nobre desses canais, um ranking dos 10 dos programas de maior audiência da TV por assinatura, entre outras informações.

A Bandeirantes não tolerou o atraso do instituto em relação aos primeiros números de medição de audiência, que ainda não foram divulgados. Essa foi a justificativa encontrada pela emissora para rescindir o contrato com o instituto alemão.

De acordo com Ricardo Monteiro, Managing Director da GfK, o assunto com a Band ainda não foi totalmente encerrado. É o que informa o colunista Flávio Ricco. Houve uma reaproximação das partes, com a abertura de uma nova linha de negociação.

Entre as emissoras que se acertaram – Record, SBT e RedeTV! -, a informação é de que, por conta das dificuldades financeiras que está passando, como cortes de gastos e demissões ocorrendo, a Band optou por não gastar milhões com a chegada do instituto.

Fonte:RD1

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem