Jogadores do Atlético MG reclamando da arbitragem. |
A CBF vai solicitar autorização à Fifa para utilizar tecnologia para auxiliar os árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro a partir de 2016. O pedido, segundo Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, veio da Comissão Nacional de Clubes (CNC), após reunião na noite de quinta-feira.
"Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo", disse.
O projeto prevê a criação do cargo de Árbitro de Vídeo (AV), "que terá a atribuição de corrigir erros técnicos ou disciplinares claros e indiscutíveis que possam alterar diretamente o resultado ou o desenvolvimento das partidas, obedecendo ao princípio de não interrupção do jogo", segundo a CBF.
O plano que será entregue à Fifa para avaliação foi desenvolvido pela Comissão Nacional de Arbitragem e será apresentado por Manoel Serapião Filho.
"O AV atuará com base em imagem televisiva simultânea e com possibilidade de imediato replay. A comunicação com os árbitros será feita por ponto eletrônico - disse o ex-árbitro", disse Serapião.
"É importante dizer que a tecnologia não evitará todos os equívocos de arbitragem, pois a atuação do AV somente se dará para evitar erros claros, indiscutíveis e que tenham influência no resultado da partida", acrescentou Sergio Correa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem.
Com informações do ESPN.com.br
fonte: esporte e midia
Postar um comentário
Deixe seu comentário